Miyamoto fala sobre o poder do Wii U
Shigeru Miyamoto, a mente por detrás dos grandes jogos da Nintendo, confirmou que o Wii U à nível de potência será comparável ao Xbox 360 e PS3, mas que não irá muito mais além das suas rivais.
Miyamoto relembrou que, "A Nintendo é uma companhia de entretenimento" e como tal "somos muitos sensíveis aos preços porque as pessoas geralmente só têm uma determinada quantia dos seus gastos dedicada ao entretenimento. E se tivermos a falar de pais que compram algo para os seus filhos, existem certos preços que os pais estão dispostos a pagar e outros que não."
"Ao mesmo tempo, existem avanços tecnológicos e existe a necessidade de poder aproveitar-se dessa tecnologia, e isso faz com que os custos aumentem e coisas do gênero. Por isso acho que no que toca a companhia que avaliam com muito cuidado o melhor equilíbrio entre preço e possibilidade do hardware, a Nintendo é a companhia que mais atenção dá em tentar encontrar esse equilíbrio."
"Quando vês para o que vamos fazer desta vez, penso que talvez seja até um pouco imprudente, porque estamos tentando incluir este dispositivo semelhante a um tablet, este comando com ecrã. Estamos tentando fazê-lo encontrando o equilíbrio certo entre a CPU e o GPU, e juntá-los com a possibilidade de aproveitar as capacidades de alta definição do sistema, e fazer o máximo possível nessa frente."
Miyamoto concluiu dizendo que, "Estamos tentando fazer isto tudo a um preço apropriado. Como tal não sei se poderemos dizer que ela irá superar drásticamente as consolas que existem no mercado."
Wii U: Perguntas sem respostas até o momento
A Nintendo revelou muito sobre seu novo console, o Wii U, na E3 (Electronic Entertainment Expo) 2011. A empresa não só mostrou o sistema físico em si, mas também revelou um novo tipo de controle - que integra uma tela touchscreen grande no meio que permite aos usuários interagir com os jogos diretamente e jogar os jogos na tela do controle quando a TV está em uso por outra pessoa. A Nintendo deu uma amostra de como seria o uso no jogo do novo controle durante o trailer do Wii U, e ela ainda tinha algumas demos jogáveis na feira para demonstrar algumas de suas principais funcionalidades. Mas, mesmo com todas essas informações, ainda há muitas questões importantes não respondidas sobre a nova plataforma da Nintendo.
Será que vai suportar mais de um controle ao mesmo tempo?
O presidente da Nintendo, Satoru Iwata reiterou recentemente o que o famoso designer Shigeru Miyamoto, disse à imprensa na E3 2011: O Wii U suporta apenas um controlador de tablet equipado de uma vez, pelo menos até agora. A empresa não descarta a possibilidade de que possa haver chances de usar mais de um no futuro, mas não querem forçar as pessoas a comprar dois controles quando o custo deles é tão elevado.
Quanto custará o Wii U?
A Nintendo sempre foi consciente do custo dos hardwares dos seus consoles, e com o Wii, ela demonstrou que está disposta a utilizar técnicas antigas (em novas formas) para manter os custos baixos. O Wii U em si não é nada diferente a esse respeito, mas a questão principal sobre o preço é o controle incluído. Seu preço em conjunto com o custo do hardware do console poderia colocar o preço em cerca de 250 a 350 dólares.
Qual será o tempo de vida da bateria dos controles?
Ter uma tela em um controle é bom, mas isso também significa que a bateria corre o perigo de ser esgotada que muito mais rápido. Além disso, sua capacidade de transmitir um sinal de vídeo diretamente do sistema - mesmo tão legal quanto o recurso seja - não favorecerá a bateria. E, se a maioria dos jogos apoiarem apenas um desses controles, então é menos provável que os usuários terão um controle extra para uma carga ou troca. Além disso, nós nem sabemos se ele vai ter uma bateria interna ou se a empresa planeja tomar o caminho menos preferido de troca de baterias.
Qual é o alcance do controlador?
Esta é uma questão crucial para uma das principais características do sistema: a capacidade de transmitir um sinal de vídeo do sistema para a tela do novo controle. Enquanto esperamos que o alcance seja o que a maioria das pessoas ficam do sofá para TV em geral, gostaríamos de vê-lo ir além do que o comum e pudéssemos jogar em salas diferentes, que ainda razoavelmente perto da fonte. Nós podemos ou não estar falando sobre o banheiro.
Como será a sua funcionalidade online?
Felizmente, não houve menção de "friend-codes" na E3, mesmo que o 3DS ainda usa um sistema de friend-code unificado. Ainda assim, a Nintendo tem mencionado que depois de falar com desenvolvedores de terceiros, muitos deles solicitaram um sistema online "mais aberto", mas o que isso significa exatamente, ninguém sabe. No mínimo, queremos algo que faça com que seja fácil encontrar amigos, ver o que eles estão jogando, e ser capaz de jogar sem problemas com eles. "Achievements" e similares também seriam características interessantes, mas eles são fatores secundários ao que deve ser o foco real da Nintendo.
Como será a Dashboard (interface do usuário)?
Interface de usuário do Wii fez sentido em que a Nintendo sabia que as pessoas instintivamente compreendiam a combinação do uso de um Wii Remote para navegar por monitores que ofereciam um conteúdo diferente (não muito diferente da seleção de canais na TV), se era um jogo, o Wii Shop Channel, o Check Mii Out Channel, ou outros. O controlador do Wii U muda as coisas um pouco na medida em que dá à Nintendo uma oportunidade para desenvolver uma interface de usuário que é completamente dirigida pelo toque, tornando mais fácil do que nunca chegar ao conteúdo desejado. Ainda assim, não me importaria de ver a Nintendo tentar algo novo e desenvolver algo que existe fora do pensamento tradicional de como as pessoas acessam e consomem conteúdo em um console.
Que tipo de potência visual o Wii U realmente terá?
A demo do Twilight Princess Wii U na E3 2011 foi desenvolvida para mostrar algumas das capacidades gráficas do Wii U, e fomos bastante impressionados. Ela mostrou que o sistema será capaz de produzir qualidade visual semelhante a do Xbox 360 e PlayStation 3, mas pelo fato de nós não sabermos oficialmente as especificações da GPU que está usando e não termos jogos semelhantes, não há nenhuma maneira real para comparar. Baseado no hardware anterior da Nintendo, é seguro assumir que não vai ser de ponta - para manter os custos baixos - mas será o suficiente para finalmente levar os jogos da Nintendo para o reino HD.
Quão forte será o apoio de terceiros?
Nintendo obviamente está tentando remediar alguns dos erros que cometeu com o Wii e seu suporte de terceiros, ou a falta deles, por cortejar alguns jogos marcantes para o Wii U que estão aparecendo também em outras plataformas, como Batman: Arkham City, Ninja Gaiden III, entre outros. E pelo fato de que o hardware deverá ser capaz de lidar com ports do Xbox 360 ou PS3, a Nintendo, provavelmente, terá uma facilidade em ter conteúdo multiplataforma de terceiros por um bom tempo. A verdadeira questão é o conteúdo exclusivo de terceiros: A Nintendo conseguirá convencer essas empresas a desenvolver exclusivamente para sua plataforma, ou, pelo menos, convencê-los a utilizar o hardware e controle de uma maneira que façam com que a versão Wii U de um jogo seja uma experiência diferente e adequada?
Há várias outras questões restantes. Quanto tempo a Nintendo vai depender de Wii Remotes? Como é que ela vai tentar comercializar o sistema e convencer as pessoas de que é muito mais do que apenas um Wii com um controle diferente? Os usuários de Wii serão capazes de transferir seu conteúdo virtual do console? Será que o Wii U irá mesmo ter uma loja virtual? Será que vai ter algum tipo de integração com o 3DS ou DS? Esperemos que a Nintendo nos trará as respostas disponíveis nos próximos meses, bem antes do lançamento do console que está programado para 2012.
Dependendo da potencia do hardware, irei comprar.
ResponderExcluiracredito que de inicio vao enfiar a faca pelo aparelho
ResponderExcluiros gráficos são o encremento dos jogos!! mas comcerteza o mais importante é a jogabilidade e os modos de como vc os joga..isso sim me impressiona..afinal de contas estamos no séc.21 e fazer jogos''bonitinhos'' e bem reais são coisas normais e bem simples!!!! como um proprietário de wii acredito nesse novo console e suas maneiras inovadoras que mais uma vez vão ''vender'' ..e não deixaram o legado wii morrer na praia
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