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Novidades sobre Wii U

Miyamoto fala sobre o poder do Wii U


Shigeru Miyamoto, a mente por detrás dos grandes jogos da Nintendo, confirmou que o Wii U à nível de potência será comparável ao Xbox 360 e PS3, mas que não irá muito mais além das suas rivais.

Miyamoto relembrou que, "A Nintendo é uma companhia de entretenimento" e como tal "somos muitos sensíveis aos preços porque as pessoas geralmente só têm uma determinada quantia dos seus gastos dedicada ao entretenimento. E se tivermos a falar de pais que compram algo para os seus filhos, existem certos preços que os pais estão dispostos a pagar e outros que não."

"Ao mesmo tempo, existem avanços tecnológicos e existe a necessidade de poder aproveitar-se dessa tecnologia, e isso faz com que os custos aumentem e coisas do gênero. Por isso acho que no que toca a companhia que avaliam com muito cuidado o melhor equilíbrio entre preço e possibilidade do hardware, a Nintendo é a companhia que mais atenção dá em tentar encontrar esse equilíbrio."

"Quando vês para o que vamos fazer desta vez, penso que talvez seja até um pouco imprudente, porque estamos tentando incluir este dispositivo semelhante a um tablet, este comando com ecrã. Estamos tentando fazê-lo encontrando o equilíbrio certo entre a CPU e o GPU, e juntá-los com a possibilidade de aproveitar as capacidades de alta definição do sistema, e fazer o máximo possível nessa frente."

Miyamoto concluiu dizendo que, "Estamos tentando fazer isto tudo a um preço apropriado. Como tal não sei se poderemos dizer que ela irá superar drásticamente as consolas que existem no mercado." 

Wii U: Perguntas sem respostas até o momento

 A Nintendo revelou muito sobre seu novo console, o Wii U, na E3 (Electronic Entertainment Expo) 2011. A empresa não só mostrou o sistema físico em si, mas também revelou um novo tipo de controle - que integra uma tela touchscreen grande no meio que permite aos usuários interagir com os jogos diretamente e jogar os jogos na tela do controle quando a TV está em uso por outra pessoa. A Nintendo deu uma amostra de como seria o uso no jogo do novo controle durante o trailer do Wii U, e ela ainda tinha algumas demos jogáveis na feira para demonstrar algumas de suas principais funcionalidades. Mas, mesmo com todas essas informações, ainda há muitas questões importantes não respondidas sobre a nova plataforma da Nintendo.

Será que vai suportar mais de um controle ao mesmo tempo?

 O presidente da Nintendo, Satoru Iwata reiterou recentemente o que o famoso designer Shigeru Miyamoto, disse à imprensa na E3 2011: O Wii U suporta apenas um controlador de tablet equipado de uma vez, pelo menos até agora. A empresa não descarta a possibilidade de que possa haver chances de usar mais de um no futuro, mas não querem forçar as pessoas a comprar dois controles quando o custo deles é tão elevado.

Quanto custará o Wii U?
A Nintendo sempre foi consciente do custo dos hardwares dos seus consoles, e com o Wii, ela demonstrou que está disposta a utilizar técnicas antigas (em novas formas) para manter os custos baixos. O Wii U em si não é nada diferente a esse respeito, mas a questão principal sobre o preço é o controle incluído. Seu preço em conjunto com o custo do hardware do console poderia colocar o preço em cerca de 250 a 350 dólares.

Qual será o tempo de vida da bateria dos controles?

Ter uma tela em um controle é bom, mas isso também significa que a bateria corre o perigo de ser esgotada que muito mais rápido. Além disso, sua capacidade de transmitir um sinal de vídeo diretamente do sistema - mesmo tão legal quanto o recurso seja - não favorecerá a bateria. E, se a maioria dos jogos apoiarem apenas um desses controles, então é menos provável que os usuários terão um controle extra para uma carga ou troca. Além disso, nós nem sabemos se ele vai ter uma bateria interna ou se a empresa planeja tomar o caminho menos preferido de troca de baterias.

Qual é o alcance do controlador?

 Esta é uma questão crucial para uma das principais características do sistema: a capacidade de transmitir um sinal de vídeo do sistema para a tela do novo controle. Enquanto esperamos que o alcance seja o que a maioria das pessoas ficam do sofá para TV em geral, gostaríamos de vê-lo ir além do que o comum e pudéssemos jogar em salas diferentes, que ainda razoavelmente perto da fonte. Nós podemos ou não estar falando sobre o banheiro.

Como será a sua funcionalidade online?
Felizmente, não houve menção de "friend-codes" na E3, mesmo que o 3DS ainda usa um sistema de friend-code unificado. Ainda assim, a Nintendo tem mencionado que depois de falar com desenvolvedores de terceiros, muitos deles solicitaram um sistema online "mais aberto", mas o que isso significa exatamente, ninguém sabe. No mínimo, queremos algo que faça com que seja fácil encontrar amigos, ver o que eles estão jogando, e ser capaz de jogar sem problemas com eles. "Achievements" e similares também seriam características interessantes, mas eles são fatores secundários ao que deve ser o foco real da Nintendo.

Como será a Dashboard (interface do usuário)?

Interface de usuário do Wii fez sentido em que a Nintendo sabia que as pessoas instintivamente compreendiam a combinação do uso de um Wii Remote para navegar por monitores que ofereciam um conteúdo diferente (não muito diferente da seleção de canais na TV), se era um jogo, o Wii Shop Channel, o Check Mii Out Channel, ou outros. O controlador do Wii U muda as coisas um pouco na medida em que dá à Nintendo uma oportunidade para desenvolver uma interface de usuário que é completamente dirigida pelo toque, tornando mais fácil do que nunca chegar ao conteúdo desejado. Ainda assim, não me importaria de ver a Nintendo tentar algo novo e desenvolver algo que existe fora do pensamento tradicional de como as pessoas acessam e consomem conteúdo em um console. 

  Que tipo de potência visual o Wii U realmente terá?
A demo do Twilight Princess Wii U na E3 2011 foi desenvolvida para mostrar algumas das capacidades gráficas do Wii U, e fomos bastante impressionados. Ela mostrou que o sistema será capaz de produzir qualidade visual semelhante a do Xbox 360 e PlayStation 3, mas pelo fato de nós não sabermos oficialmente as especificações da GPU que está usando e não termos jogos semelhantes, não há nenhuma maneira real para comparar. Baseado no hardware anterior da Nintendo, é seguro assumir que não vai ser de ponta - para manter os custos baixos - mas será o suficiente para finalmente levar os jogos da Nintendo para o reino HD.

Quão forte será o apoio de terceiros?

 

Nintendo obviamente está tentando remediar alguns dos erros que cometeu com o Wii e seu suporte de terceiros, ou a falta deles, por cortejar alguns jogos marcantes para o Wii U que estão aparecendo também em outras plataformas, como Batman: Arkham City, Ninja Gaiden III, entre outros. E pelo fato de que o hardware deverá ser capaz de lidar com ports do Xbox 360 ou PS3, a Nintendo, provavelmente, terá uma facilidade em ter conteúdo multiplataforma de terceiros por um bom tempo. A verdadeira questão é o conteúdo exclusivo de terceiros: A Nintendo conseguirá convencer essas empresas a desenvolver exclusivamente para sua plataforma, ou, pelo menos, convencê-los a utilizar o hardware e controle de uma maneira que façam com que a versão Wii U de um jogo seja uma experiência diferente e adequada?

Há várias outras questões restantes. Quanto tempo a Nintendo vai depender de Wii Remotes? Como é que ela vai tentar comercializar o sistema e convencer as pessoas de que é muito mais do que apenas um Wii com um controle diferente? Os usuários de Wii serão capazes de transferir seu conteúdo virtual do console? Será que o Wii U irá mesmo ter uma loja virtual? Será que vai ter algum tipo de integração com o 3DS ou DS? Esperemos que a Nintendo nos trará as respostas disponíveis nos próximos meses, bem antes do lançamento do console que está programado para 2012.

Comentários

  1. Dependendo da potencia do hardware, irei comprar.

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  2. acredito que de inicio vao enfiar a faca pelo aparelho

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  3. os gráficos são o encremento dos jogos!! mas comcerteza o mais importante é a jogabilidade e os modos de como vc os joga..isso sim me impressiona..afinal de contas estamos no séc.21 e fazer jogos''bonitinhos'' e bem reais são coisas normais e bem simples!!!! como um proprietário de wii acredito nesse novo console e suas maneiras inovadoras que mais uma vez vão ''vender'' ..e não deixaram o legado wii morrer na praia

    ResponderExcluir

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