Super Mario Bros. é um jogo de videogame lançado pela Nintendo em 1985. Considerado um clássico dos jogos eletrônicos, Super Mario Bros. foi um dos primeiros jogos de plataforma com rolagem lateral, recurso conhecido em inlgês como side-scrolling. O jogo é o mais vendido de toda a história dos videogames (contando-se aí os jogos vendidos junto com os consoles) e foi o principal responsável pelo sucesso inicial do console NES (Famicom, no Japão). O jogo inspirou incontáveis imitações que ajudaram a fixar o estilo de jogos de plataforma. Foi o primeiro sucesso do designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto.
Mario, também conhecido como Super Mario, originalmente em japonês, Jumpman, é um personagem fictício de videogame criado em 1981, por Shigeru Miyamoto, para a empresa Nintendo. Atualmente é o principal personagem da série Mario e é a mascote da Nintendo.
***O jogo
O jogador controla Mario, ou Luigi no caso do segundo jogador, e tem como missão libertar o Mushroom Kingdom (reino cogumelo) e salvar a princesa Toadstool das garras do vilão Rei Koopa (King Bowser, nas versões posteriores).
O principal ataque de Mario é pular na cabeça dos inimigos. Seu pulo age de maneira diferente em cada vilão: seu pulo pode esmagar os Goomba (um pequeno vilão cogumelo), ou fazer com que as tartarugas, conhecidas como Koopa Troopa, se escondam em seu casco. Depois disso Mario pode chuta-las, assim eliminando a ameaça. Para ajudar o herói a cumprir sua missão estão disponíveis vários itens que agregam poderes ao Mario, os itens são chamados de power-ups e são eles: Super Mushroom (Super Cogumelo), um cogumelo que transforma o herói em Super Mario, dobrando seu tamanho; a Fire Flower (Flor de fogo), que permite ao herói lançar bolas de fogo; a estrela Starman que dá invencibilidade temporária - além do item mais procurado, o cogumelo 1-UP, geralmente escondidos em blocos invisíveis, dando uma vida ao jogador.
Mario se fere ao encostar em algum inimigo de lado ou sendo atingido por projéteis (e na água mesmo se pular neles); se ele for atingido em formato de Super Mario ou sob efeito da Fire Flower, ele simplesmente perde essas habilidades e volta ao seu tamanho normal (pequeno). Ao ser atingido em estado normal, Mario perde uma vida e a fase atual recomeça. Mario também perde uma vida se cair em abismos.
O jogo consiste em 8 "mundos", cada mundo com 4 fases (ou levels). Normalmente, a fase 1 de cada mundo é em uma planície com alguns abismos, a fase 2 é em uma caverna subterrânea ou debaixo d'água, a fase 3 é em um local bastante elevado cheio de plataformas e a fase 4 é uma das fortalezas de Bowser. Ao final da quarta fase de cada mundo Mario enfrenta Bowser em uma ponte sobre um rio de lava. Bowser joga machados e cospe fogo, e para derrotá-lo Mario deve chegar até o machado que se encontra do outro lado da ponte, cortando a corda que a sustenta e derrubando o vilão na lava; ou então sob efeito da Fire Flower atingir diversas bolas de fogo em Bowser. Nos sete primeiros mundos ao ser derrotado por bolas de fogo o vilão revela-se apenas como um inimigo normal disfarçado de Bowser e salvará um dos Toad do game.
***História
De acordo com o manual do jogo, esta é a história:
"Um dia, o pacífico Reino dos Cogumelos foi invadido pelos Koopas, uma tribo de tartarugas famosas pelo uso de magia negra. Os pacíficos e calmos habitantes do reino foram transformados em pedra, barro e mesmo em flores pelo caminho. Assim, o Reino entrou em ruína. A única pessoa que pelo menos tenta enfreta-los é Princesa Peach, filha do rei do local. Mas infelizmente, ela está sendo mantida em cativeiro pelo rei dos koopas: Bowser que quer se casar com ela para poder virar Rei do seu reino.Sabendo disso, Um encanador chamado Mario decide que irá salvar a princesa e assim libertar todos os habitantes do reino..." Conforme a sinopse de Mario, havia dois irmãos chamados Mario e Luigi que nasceram na Itália. Após vários anos, eles se mudam para detrás do armário, em um quarto, e se tornam encanadores. Certo dia, desentupindo a banheira de seu casebre, eles foram "sugados" por um cano, indo parar no Reino dos Cogumelos, onde conheceram os outros personagens alucinados. Agora eles podem ir para o reino dos cogumelos e voltar pra trás do armário quando quiserem.
***Inimigos
- Blooper: Criaturas semelhantes a lulas que habitam os mares e lagos do Reino dos Cogumelos. São seres perigosos que caçam qualquer um que tentar mergulhar em suas águas. Matando-se uma delas, ganha-se 200 pontos. Como eles não saem da água, só se pode matá-los com bolas de fogo ou estando sob efeito do Starman. Já no Super Mario Bros. 2 (O Super Mario Bros. The Lost Levels nos EUA), as lulas conseguem flutuar fora da água, e podem ser derrotadas com o pulo.
- Bowser: É o rei dos koopas. Ele é uma tartaruga bípede gigante cheia de espinhos no casco e capaz de cuspir fogo. Ele é o responsável pelo ataque ao Reino dos Cogumelos e é quem mantém a Princesa Peach e os Toads em cativeiro. Para azar de Mario, existem muitos sósias de Bowser espalhados pelo reino - cada um em um castelo diferente. Pode-se matá-los destruindo a ponte em que eles estão alcançando o machado do outro lado ou arremessando bolas de fogo.
- Bullet Bill: São balas que saem de canhões e tentam atingir Mario. Elas não são balas comuns, pois possuem olhos, asas e o propósito claro de deter Mario. Pode-se matá-las pulando em cima delas. Isto rende 200 pontos. Elas não saem do canhão quando Mario estiver perto dele.
- Buzzy Beetle: Seres semelhantes a tartarugas que vivem em cavernas e lugares escuros. São incrivelmente resistentes ao fogo e à altas temperaturas. Pode-se detê-los apenas pulando em cima deles, escondendo-se nos seus cascos. Após alguns segundos, eles sairão de seus cascos, como se nada tivesse acontecido. Rendem 200 pontos ao serem mortos sob efeito do Starman, 100 pontos se você pular em cima deles e 400 pontos se você chutar seus cascos.
- Cheep Cheep: Assim como Bloopers, são representantes da fauna aqüática do Reino dos Cogumelos. Eles são muito parecidos com peixes comuns, mas possuem pequenas asas-barbatanas e com elas, eles podem pular para fora da água e alcançar grandes altitudes. Esta característica torna estes seres perigosos também para quem está fora da água. Ao matar um deles, ganha-se 200 pontos. Podem ser mortos com bolas de fogo, com o Starman ou pulando sobre eles quando saltam para fora da água.
- Goomba: São oponentes fracos, os soldados rasos do exército de Bowser. Ao serem mortos, rendem sempre 100 pontos. São encontrados em grupos de 1 a 3 indivíduos. Ao matar mais de um deles sem tocar o chão, executa-se um combo e a pontuação fica cada vez maior. Como são encontrados geralmente em bandos, eles podem ser destruídos aos bandos com cascos de Koopa Troopa, rendendo pontos e às vezes, vidas.
- Hammer Bros.: Uma raça de tartarugas gigantes famosos por sua habilidade em arremessar martelos em adversários. Não existe nenhum registro de um integrante desta espécie que não tenha um irmão gêmeo, por isso eles são encontrados em dobro. rendem 1000 pontos se derrotados.
- Koopa Paratroopa: São koopas (tartarugas) aladas. Existem dois tipos: os vermelhos e os verdes. Os verdes são mais confusos e voam desordenadamente, dando saltos. As vermelhas são mais espertas e nunca caem em abismos. Pulando-se em cima delas, consegue-se inutilizar suas asas, e eles tornam-se Koopas Troopas normais. Ganha-se 400 pontos quando destrói-se suas asas.
- Koopa Troopa: São soldados do Império das Tartarugas e servos de Bowser. Não são muito fortes e costumam assustar-se facilmente. Quando isto ocorre, eles entram em seus cascos e tornam-se presas fáceis para o chute do Mario. Os Koopas vermelhos são mais espertos que os verdes pois nunca caem em abismos. Ambos rendem 100 pontos quando pula-se em suas cabeças.
- Lakitu: Tartarugas misteriosas capazes de controlar as nuvens. São servas de Bowser. Elas costumam criar pequenas criaturinhas chamadas Spinys - uma espécie de tartaruga vermelha cheia de espinhos. Os ovos destas criaturas costumam ser arremessados e usados como armas contra inimigos, já que eles sempre eclodem quando atingem o chão. Ganha-se 200 pontos ao matar um Lakitu.
- Piranha Plant: Plantas carnívoras gigantes devoradoras de homens. Costumam esconder-se dentro de locais como vasos e canos e podem saltar para fora sem aviso. Não pode-se matá-las com um pulo, apenas com a flor-de-fogo e com a estrela. rendem 200 pontos ao serem mortas. Elas não aparecem se Mario estiver perto de seus canos.
- Podoboo: Criaturas mágicas formadas totalmente por fogo. Tem a aparência de bolas de fogo. Vivem em piscinas de lava e são os protetores de Bowser. Não podem ser derrotadas.
- Spiny: São os bichinhos de Lakitus. Não podem ser mortos com o pulo, por causa de seus espinhos em seus cascos. Eles devem ser derrotados com bolas de fogo ou batendo no bloco em que elas estiverem em cima. Rendem 200 pontos.
-Dry Bones: São Koopa Troopas esqueletos de New Super Mario Bros.São derrotados pulando em cima deles.Depois de alguns segundos, seus ossos se juntam novamente e agem como se nada tivesse acontecido.
-Dry Bowser: É o último chefão de New Super Mario Bros. É um Bowser esqueleto.
***Sucesso
O sucesso do jogo foi enorme e somente na América do Norte o jogo vendeu mais de 40 milhões de cópias. O jogo teve continuações e foram lançados Super Mario Bros. 2 (Super Mario USA, no Japão), Super Mario Bros.: The Lost Levels (originalmente Super Mario Bros. 2 no Japão, lançado como "The Lost Levels" no resto do mundo) e Super Mario Bros. 3 também para NES. Mais tarde, em 1993, a Nintendo lançou para SNES Super Mario All Stars que era uma coletânea trazendo todos os jogos da série com melhorias gráficas consideráveis. A versão original de Super Mario Bros. para NES foi relançada em 2004 para o portátil GBA.
Super Mario Bros. também inspirou uma série de TV e um filme, e Mario se tornou o mascote oficial da Nintendo e um dos mais populares e reconhecidos personagens de videogame de todos os tempos.
***Remakes
O jogo tem vários remakes:
* Várias versões não oficiais para PC.
* Incluído em Mario All Stars (SNES)
* New Super Mario Bros. (Nintendo DS): Gráficos remodelados.
***Recordes
Segundo o site Speed Demos Archive (http://speeddemosarchive.com) e Twin Galaxies (www.twingallaxies.com), o recorde de velocidade em terminar o jogo passando pelos 32 níveis pertence a Andrew Gardikis, que terminou o jogo em 19 min e 57 s. O recorde de pontuação pertence ao canadense Brian P. Sulphe, que conseguiu marcar 1.044.950 pontos. Assumindo a possibilidade de usar os canos de teleporte, o recorde de tempo pertence a Trevor Seguin, que terminou o jogo em 5 min e 9 s.
***Criação
NES com o jogo Super Mario
Em torno de 1980, Shigeru Miyamoto estava desenvolvendo seu primeiro jogo eletrônico. Baseado no Popeye, sua intenção era tornar a Nintendo popular na América. O jogo foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, estrelando um personagem chamado "Jumpman" (que basicamente pulava de nível em nível, daí o nome) que tentava resgatar a namorada Pauline do gorila Donkey Kong. Para dar destaque ao bigode, foi adicionado um nariz. Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que levou a se alterar o nome Jumpman para "Mario". O próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr., estreou o nome "Mario". Este jogo também é o único a estrelar Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). Mario logo passou a ser considerado um herói (pelos canos do jogo Mario Bros.) e depois a um super-herói (pelo jogo Super Mario Bros.). Hoje em dia, juntamente com Luigi, ele pode ser considerado um super-herói encanador.
***Visual
* Chapéu: Na época, seria muito difícil arrumar sprites de animação para o cabelo do Mario. Além disso, Shigeru Myiamoto assumiu, em entrevista, que acha 'desenhar cabelos' muito difícil
* Bigode: De novo, devido à quantia limitada de pixels loteada pelo personagem, Mario tem um grande nariz e um bigode porque não haviam recursos de console para fazer a boca do personagem se mexer enquanto falava, então pôs um narigão e um bigode para esconder a boca.
* Macacões: Para se ver os movimentos dos braços do Mario, seus braços precisavam ser de uma cor diferente de seu corpo. Miyamoto deu ao Mario macacões vermelhos para resolver este problema. Mario tinha a camisa azul e macacões vermelhos para Donkey Kong e Donkey Kong Jr. As cores foram trocadas para camisa vermelha e macacões azuis depois que Super Mario Bros. 3 estourou nos arcades. Quando Super Mario Bros. foi lançado para o NES, Mario tinha seus macacões vermelhos originais, mas sua camisa era de uma cor castanha. Só em Super Mario Bros. 3 que Mario voltou a usar seu conjunto secundário de camisa vermelha e macacões azuis, e esse esquema de cores não se alterou desde então. Só no console Nintendo Wii que este famoso macacão foi ganhar uma textura que o fez ter um ar de manufaturado.
***Baby Mario
Baby Mario, como o nome indica, é a versão bebê de Mario. Apesar de aparecer junto com sua versão mais velha em títulos de esporte da Nintendo como Mario Tennis, Mario Golf, Mario Superstar Baseball , Mario Kart: Double Dash!! e Mario Kart Wii, é geralmente aceitável que estes jogos estão fora do conceito da linha do tempo da realidade onde se passam as aventuras dos irmãos Mario, de modo que Mario e Baby Mario não são personagens distintos.
Ele apareceu a primeira vez em Super Mario World 2: Yoshi's Island que contava o começo da história do Mario e Luigi desde que eles eram bebês. Neste jogo, com a ajuda dos Yoshis, Baby Mario deve salvar Baby Luigi(a versão bebê de Luigi) de Kamek The Magikoopa que é aliado de Baby Bowser (versão bebê de Bowser).
***Habilidades e Itens
Aqui uma listagem dos principais itens e habilidades de Mario ao longo de seus games:
* Metal Cap (boné de metal): Ao coletar, Mario fica como Metal Mario igual ao do jogoSuper Smash Bros que permite andar debaixo d'água em Super Mario 64. Em uma outro jogo, dá a mario a habilidade de ficar invencível e derrotar os inimigos mais fortes da série como o Thwomp por exemplo.
* Hammer (Martelo): Um item que Mario utiliza em Donkey Kong para destruir barris e inimigos. Ela também originou as outras marretas nas séries de RPG (Super Mario RPG, Paper Mario, Mario & Luigi:Superstar Saga, etc.).
* Jump (Pulo): A principal e mais ridícula habilidade de Mario nos jogos. Essa habilidade serve para pular e acertar os inimigos com os pés. Como nem todos os inimigos se machucam aos pulos, o jogador é induzido a achar Power-Ups para derrotá-los. Existem versões diferentes do pulo, como o Spin Jump (pulo giratório), de Super Mario World, Wall Jump (também conhecido como Wall Kick, salto em parede) e Triple Jump (salto triplo), de Super Mario 64, dentre vários outros.
* Coin (Moeda): É a principal coin (moeda) de Mushroom Kingdom. Ela serve para marcar recordes, comprar itens e abrir novas opções em certas séries. Na maioria dos jogos, ao coletar 100 dessas, Mario adquire uma vida.
* Red Coin (Moeda Vermelha): Esta coin (moeda) em New Super Mario Bros. só aparece se tocar no circulo vermelho. Vale mais de que a coin original, ao coletar 8 dessas Mario adquire um item. Em Super Mario 64, deve-se coletar oito moedas vermelhas, em cada mundo, para conseguir uma das estrelas. Já em Super Mario World 2: Yoshi's Island, existem vinte moedas em cada fase, cada uma valendo 5 pontos (de um total de 100 pontos).
* Star Coin (Moeda Estrela): Esta coin (moeda) gigante serve para abrir passagens nas casas de Toads, em New Super Mario Bros.. Ao acessar as casas de Toads, Mario consegue vários itens. Normalmente, cada nível tem 3 Star Coins e ao coletar uma certa quantia, o jogador pode abrir as casas de Toads.
* Super Mushroom (Super Cogumelo): Ou simplesmente, Mushroom, é o cogumelo mais comum da série. Inspirado em Alice no País das Maravilhas, pode faser o Mario crescer (como foi originalmente feito) ou recuperar seu HP (como em varios RPGS).
* Mini Mushroom (Mini Cogumelo): Este Item é exclusivo de New Super Mario Bros. Faz com que Mario fique pequeno, permitindo Mario passar por condutas muito estreitas.
* Poisonous Mushroom (Cogumelo Venenoso) Este cogumelo azul, de Super Mario Bros. 2 faz mario perder uma vida.
* 1-UP Mushroom (Cogumelo 1-UP): Este cogumelo é uma versão verde do Super Mushroom. Ao coletá-lo, Mario ganha uma vida extra. Nas séries de RPG, ele geralmente ressucita o personagem selecianado.
* Fire Flower (Flor de Fogo): Uma flor que muda as cores da roupa do Super Mario, tornando-o Fire Mario. Permite atirar bolas de fogo pelas mãos.
* Starman (Estrela): A estrela mais comum nos primeiros jogos do Mario. Ao coletá-la, Mario fica invencível por um curto período de tempo, derrotando inimigos que encostam nele.
* Power Stars (Estrelas do Poder): Essas estrelas sustentam o castelo de Peach. Sem elas, o castelo enfraquece e a maioria das portas em seu interior se trancam, exigindo certas quantidades de estrelas para serem destrancadas e abrir novas salas. Diferentemente da Starman, elas não dão invencibilidade, porém com elas, Mario pode fazer o Glowing Triple Somersault (Brilhante Salto Mortal Triplo) e não se machucar mesmo caindo de um lugar alto. 120 estrelas sustentam o castelo da Peach em Super Mario 64, já em Super Mario 64 DS, o castelo é sustentado por 150 delas. Nas séries Mario Party, são usadas como uma espécie de forma de pagamento, assim como as Coins, geralmente custando, cada uma, 20 Coins.
* Yoshi: Em sua primeira aparição, em Super Mario World, Yoshi é "considerado" um item, pois é encontrado dentro de blocos de itens, e pode ser usado como montaria, usando sua língua para engolir inimigos. Depois de sua primeira aparição como personagem principal em Super Mario World 2: Yoshi's Island, Yoshi se transformou em um personagem nas séries do Mario, deixando de ser apenas um item.
* Vegetable (Legumes): em Super Mario Bros. 2 e Super Mario Advance Mario, Luigi, Peach e Toad podem coletar esses legumes encontrados pelo caminho para atacar inimigos que não sofrem danos através do pulo.
* Super Leaf (Super Folha): Super Mario Bros. 3 inclui a Super Leaf como item, que dá a Super Mario um rabo e orelhas de um Tanooki(um personagem da mitologia japonesa, semelhante ao guaxinim - lê-se Tanuki), transformando-o em Racoon Mario. Permite a ele voar ou flutuar por curtos períodos enquanto abana o rabo no ar.
* Megavitamins (Megavitaminas): emDr. Mario estas pílulas são usadas para destruir vírus que ficam dentro de garrafas. Os vírus só são destruídos se forem da mesma cor que a pílula que os tocarem.
* Shine Sprites (Espíritos do Brilho): Similares às Power Stars de Super Mario 64, as Shine Sprites sustentam a Ilha Delfino e garantem ao sol o seu brilho. Sem elas, a ilha fica enfraquecida e o sol não brilha com tanta intensidade. Como em Super Mario 64, elas também abrem novas áreas e são coletadas durantes as fases.
* F.L.U.D.D.: (Flash Liquidizer Ultra Dousing Device). Em português, "Dispositivo de Jacto de Líquido Ultra Rápido". É uma mochila equipada com sprays e com a habilidade de falar, inventada pelo Professor E. Gadd, que Mario carrega em Super Mario Sunshine. De princípio, o dispositivo serviria apenas para a limpeza, mas Mario usa-o junto com suas habilidades para poder derrotar alguns inimigos que só sofrem dano através de jatos d´água.
* Cape Feather (Pena de Capa): Baseado na popularidade do item do jogo antecessor, a Super Leaf. Em Super Mario World, a pena dá a Mario uma capa amarela, tornando-o Cape Mario. Permite a ele voar mas, diferente de outros super-heróis que também usam capas, ele consegue balançar no ar enquanto segura uma das extremidades da capa com as mãos e a outra fica amarrada aos seus pés.
* Wing Feather(Pena Alada): Em Super Mario 64 DS, transforma Mario em Wing Mario, dando asas ao seu boné. Apesar de ser baseada na Cape Feather, de Super Mario World, esta difere em alguns aspectos: ela é apenas branca e brilhante, não tem a ponta alaranjada e não dá uma capa, e sim as asas do chapéu. Semelhante ao Wing Cap, do antecessor Super Mario 64, sua habilidade especial garante a Mario o poder de voar.
* Flower Power (Poder da flor): Paz e amoooor aee!
1. Mario fica na forma de um um balão por um curto período de tempo. Em Super Mario World, Mario ganha a mesma habilidade quando coleta um P-Baloon.
2. Luigi transforma-se em Vanish Luigi, ficando invisível e não se machucando com ataques, igualmente ao Vanish Mario de Super Mario 64.
3. Yoshi pode cuspir fogo quando se pressiona o botão de ataque. Em Super Mario World, para conseguir a habilidade é necessário ter capturado com a língua um Koopa Troopa vermelho, ou, caso se esteja jogando com o Red Yoshi, de qualquer cor. Em Super Mario World 2: Yoshi's Island, Yoshi deve comer uma Red Watermelon (Melancia Vermelha) para conseguir esta habilidade.
4. Wario se transforma em Metal Wario, não recebendo dano de quedas e ataques e podendo afundar na água, igualmente ao Metal Mario de Super Mario 64.
* Flower (Flor): Diferente da Flower Power, essa flor só aparece em Super Mario Land. Ela dá a Mario o poder de se tornar o Superball Mario, que pode jogar super bolas para destruir inimigos ou coletar moedas. Diferente da Fire Flower, apenas uma bola pode estar em cena, e ela faz um percurso retilíneo, alterando sua trajetória apenas quando se choca com uma parede ou com o próprio Mario. Ela não provoca nenhuma alteração nas vestes de Mario.
* Carrot (Cenoura): Exclusivo de Super Mario Land 2: Six Golden Coins, tem o poder de transformar Mario em Rabbit/Bunny Mario. Nessas condições, Mario recebe um par de orelhas de coelho brancas no boné e a habilidade de flutuar enquanto abana as orelhas.
* Star (Estrela): Aparece em Super Mario World 2: Yoshi's Island, transforma Baby Mario em Super Baby Mario, muito semelhante ao Starman, mas fornece uma capa e a habilidade de flutuar, correr sozinho e andar pelas paredes. Ela também transforma Yoshi em um ovo que segue Baby Mario. Diferente do Starman, Star não possui olhos ou boca.
***Suits (Vestes)
As primeiras três estão presentes em Super Mario Bros. 3, enquanto a última aparece em New Super Mario Bros. (Nintendo DS). As vestimentas ajudam o herói no decorrer da sua aventura. São elas:
* Tanooki Suit (Roupa de Tanooki): Roupa baseada na Super Leaf. Mario veste uma fantasia de Tanooki mais elaborada que a Racoon e se transforma em Tanooki Mario. Permite voar e flutuar por um certo período de tempo enquanto abanasse o rabo e também se transformar em estátua, para anular ataques ofensivos.
* Frog Suit (Roupa de Sapo): Com esta vestimenta, Mario torna-se Frog Mario. A mecânica de jogo dentro da água é facilitada, pois ele pode nadar mais rápido e, em terra, pular mais alto.
* Hammer Bros. Suit (Roupa de Irmão Martelo): Mario adiciona à sua vestimenta um casco de tartaruga e capacete preto, dos Hammer Bros., tornando-se Hammer Mario. Ganha a habilidade de atirar martelos (como os Hammer Bros. fazem), de modo parecido às bolas de fogo com a Fire Flower. No entanto os martelos são muito mais poderosos, podendo eliminar inimigos até então invulneráveis.
* Koopa Special Blue Shell (Carapaça Especial de Koopa Azul): Trasforma o Mario em Shell Mario, permitindo fazer o Shell Dash que elimina todos os inimigos contra os quais ele se choca, semelhante a uma carapaça normal. Também pode-se esconder dentro da carapaça para se proteger de certos ataques.
***Caps (Bonés)
Mario 64 incluía três bonés que permitiam poderes especiais por certo tempo.São eles:
* Wing Cap (Boné de Asas), que transforma-o em Wing Mario, permitindo-o voar depois de dar um salto triplo no chão, ou após ser lançado por um canhão terrestre;
* Metal Cap (Boné de Metal), que o transforma em Metal Mario, deixando-o invulnerável a ataques (incluindo esmagamento) e permitindo-o afundar na água, sem necessitar de respirar;
* Vanish Cap (Boné de Desaparecimento), que o transforma em Vanish Mario, permitindo-o ficar invísivel e intransponível por um período de tempo, anulando ataques de inimigos e permitindo acessar áreas secretas.
***Profissões
Mario,ao longo dos seus jogos da série, já teve alguns jogos na qual exercia outras profissões. Ao todo,na ordem cronologica, elas são:
* Carpinteiro - (Donkey Kong) Mario originalmente era carpinteiro e deveria salvar Pauline de Donkey Kong.
* Encanador - (Mario Bros.) Mario consertava um encanamento destruindo inimigos que saiam de canos.
* Super-Herói - (Super Mario Bros.) Mario é Super-Herói em todos seus jogos de plataforma começados em "Super Mario" (Ex: Super Mario Bros., Super Mario 64, etc.).
* Bombeiro - (Wrecking Crew) Mario deveria destruir paredes, escadas e bombas para ganhar pontos e passar de fase.
* Médico - (Dr. Mario) Dr. Mario destruía vírus dentro de potes com suas Megavitaminas, se as cores do vírus e da pílula fossem iguais.
* Piloto - (Super Mario Kart) Mario corria com karts junto com seus amigos em pistas originadas das fases de Super Mario World.
* Pintor - (Mario Paint) Na arte da caixa do jogo, Mario aparecia vestido de pintor pintando em uma tela.
* Cozinheiro - (Yoshi's Cookie) Mario deveria, com uma máquina, organizar biscoitos e combinar os do mesmo tipo para passar de fase.
* Jogador de Golfe - (Mario Golf) Mario jogava em vários trajetos com seus amigos usando tacadas especiais.
* Jogador de Tênis - (Mario Tennis) Mario jogava Tênis em quadras diversas e usava itens com seus outros competidores.
* Jogador de Baseball - (Mario Superstar Baseball) Mario reune seus amigos para jogar partidas de baseball com itens, armadilhas e tacadas especiais.
* Dançarino - (Dance Dance Revolution : Mario Mix) Mario dança, estilo dança de rua, com seus amigos músicas originadas de sua série.
* Jogador de Futebol - (Super Mario Strikers) Mario joga futebol com seus amigos,novamente com itens e jogadas especiais.
* Jogador de Basquete - (Versão GCN de NBA Street V3, Mario Hoops 3-on-3) Mario joga basquete com os outros personagens da série com a ajuda de itens, jogadas especiais e armadilhas na quadra.
* Juiz - (Punch-Out!!) Mario apita todas as lutas de boxe no Punch-Out do Nintendinho. Mario também foi arbitro no jogo Tennis do Nintendinho.
* Atleta Olímpico - (Mario & Sonic at the Olympic Games)
* Lutador - (Super Smash Bros) Mario e Luigi se juntam para lutar contra outros personagens da Nintendo como Link, da série Zelda, e Donkey Kong. E em Super Smash Bros. Brawl também aparece Sonic The Hedgehog embora seja da Sega e não da Nintendo.
***um artigo interessante como já citado no resumo.
Alguém já se perguntou por que o Mario luta com um sapo em mario bros 2 em vez de ser o Rei Koopa????
Super Mario Bros.: The Lost Levels (Super Mario Bros. 2 no Japão) é um video game produzido pela Nintendo, lançado primeiro no Japão em 3 de junho de 1986 para o sistema "Famicom Disk System". É uma das cinco seqüências oficiais do original Super Mario Bros, que são praticamente desconhecida, Super Mario Bros Special, Super Mario Bros 2, Super Mario Bros 3 e Super Mario World. O jogo é muito semelhante ao Super Mario Bros. tanto graficamente quanto em termos de jogabilidade, embora seja considerado o mais difícil de toda a série Mario no console NES. Por causa da sua excessiva complexidade e sua semelhança geral com o primeiro título, a Nintendo decidiu não lançá-lo nos EUA. Ao invés disso, foi decidido lançar uma versão de um jogo japonês, Doki Doki Panic, substituíndo os personagens, inimigos e power-ups por aqueles do universo dos jogos do Mario, e lançando-o no mercado estadunidense com o título Super Mario Bros. 2. Uma versão para o mercado ocidental deste jogo não seria lançada até Super Mario All-Stars para Super NES, onde podia ser jogado sob o título Lost Levels.
Era pra ser este o jogo, mas só saiu em mario all star!!!
Mas virou este!!!!
será que Mario já foi um MOD????
Quantas vezes você já morreu no Mario????
Hoje conhecemos outras versões mais sofisticadas de mario e que nem precisamos comentar, pois são versões inovadoras mas com o mesmo seguimento tradicional do jogo, o que torna cada Mario um classico eterno.
Wii System, libera ae o jogo do MARIO WAR, eu vi em um video q vc tem este jogo.
ResponderExcluirou então post o link d onde vc pegou! =)
mas o jogo existe aqui no meu blog desde quarta-feira, 19 de janeiro de 2011...
ResponderExcluirsoh baixar
http://wiisystem.blogspot.com/2011/01/super-mario-war.html